Investir em um curso de celebrante de casamento é a dúvida de muitas pessoas que já identificaram na profissão de celebrante uma nova possibilidade de atuação ou até um propósito de vida.
Como você já deve saber, a arte de celebrar casamentos requer um preparo minucioso, e quanto mais conhecimento técnico você adquire antes das primeiras celebrações, mais rápido sua carreira se consolida e novos eventos surgem na sua agenda.
Se você está começando no mercado de celebrações e busca uma qualificação, existem alguns assuntos que não podem ficar de fora nessa formação.
Por isso, para ajudar você nessa tarefa, reunimos uma lista de itens essenciais para começar a celebrar com confiança e encantar as pessoas – já nas suas primeiras oportunidades.
Vamos lá?
Curso de Celebrante de Casamento: 6 temas que não podem ficar de fora
1 – Fazer um atendimento de qualidade
Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Na dúvida, caprichar no atendimento inicial pode fazer toda a diferença.
Saiba que o seu atendimento tem sim muito peso na decisão do casal ao escolher você para celebrar o casamento deles.
A gente sabe também que esse é o momento em que ocorrem muitas trocas especiais, quando surgem as afinidades e a simpatia com os noivos.
De qualquer forma, é fundamental saber montar um bom roteiro para apresentar muito bem quem você é, e aquilo que faz de maneira clara, profissional e afetuosa.
Ao receber uma mensagem de um cliente em potencial, certifique-se de saber quando e onde a cerimônia ocorrerá.
Sem isso, você não consegue saber se sua agenda está livre na data ou se haverá custos adicionais para a preparação do seu orçamento, como deslocamento e hospedagem.
Demonstre proatividade, mas também escute bastante para compreender os sonhos e anseios daquele casal – e saber se você tem o perfil certo para o que eles estão procurando.
2 – Passo a passo até fechar o primeiro contrato
Você já imagina que existe um longo caminho entre o primeiro contato com o casal e o seu trabalho efetivamente no altar, não é mesmo?
Essa trilha até a contratação do seu serviço envolve uma série de variáveis relacionadas a algumas de suas habilidades de marketing e organização.
Conhecer bem esse percurso traz mais confiança para você e mais tranquilidade para todas as partes. Itens essenciais que você precisa ter pleno domínio:
- Fazer um contato profissional com os noivos com o uso de ferramentas de comunicação mais eficientes como, por exemplo, o WhatsApp Business.
- Apresentar o preço do seu serviço com confiança, calculando-o de maneira que ele seja justo e satisfatório para você.
- Saber montar um contrato bem objetivo, com cláusulas relevantes que vão facilitar o seu trabalho.
3– Fazer entrevistas certeiras com os casais
As entrevistas dos casais estão entre as atividades mais importantes de um celebrante de casamentos.
É por meio delas que você vai reunir todos os elementos para contar uma boa história durante a cerimônia, com muito afeto.
Deu pra perceber o valor desse momento?
Então, encontrar a melhor maneira de colher essas informações é a chave para você celebrar casamentos cheios de emoção e verdade.
Por isso, um curso de celebrante de casamento precisa reunir as principais estratégias para que você tenha o melhor desempenho diante dos protagonistas do casamento:
- Quais perguntas não podem faltar em uma entrevista?
- Como lidar com um casal mais tímido ou calado?
- Faço entrevistas com o casal ou com os noivos separados?
- Qual deve ser o meu comportamento diante do casal: falo pouco ou falo muito?
- Qual a melhor maneira de registrar aquilo que os casais contam?
- Como selecionar efetivamente o que será utilizado para criar o texto da cerimônia?
Na Prática:
1 – Registre suas conversas com os casais por meio de anotações ou ainda de gravações (com a permissão deles).
2 – Crie questionários individuais para eles responderem com calma depois da conversa com vocês. Assim eles têm tempo de refletir sobre algumas perguntas mais profundas e contar coisas que não foram lembradas durante o bate-papo.
3 – Algumas sugestes de perguntas para o questionário individual:
- O que é casamento para você?
- Como seu/sua parceiro(a) mudou a sua vida?
- Como imagina o futuro de vocês?
4 - Criar textos afetivos e cerimônias autênticas
Cerimônias inesquecíveis são aquelas que ficam para sempre no coração dos casais e também das pessoas.
O caminho para a criação de textos únicos envolve um processo que inclui: criatividade, inspiração, escuta e sensibilidade – e você pode (e deve) aprimorar todas essas habilidades.
A gente concorda que pessoas podem ter diferentes perfis pessoais, mas os celebrantes que se destacam no mercado são aqueles que apresentam quatro qualidades fundamentais:
- conhecimento sobre aquilo que se faz.
- autenticidade em seu modo de se expressar.
- sensibilidade nas etapas da nossa atividade.
- envolvimento com todas as pessoas que fazem parte desse trajeto.
Na Prática:
Estude! Aprenda sobre celebração de casamentos, mas também sobre:
- cerimonial.
- leis ligadas ao casamento.
- empreendedorismo, comunicação e marketing.
Para ser um profissional de primeira qualidade é preciso ter familiaridade com toda a nossa cadeia de atividades, que vai muito além da cerimônia.
Aprenda sobre si mesmo!
A gente só consegue colocar a nossa cara no trabalho quando sabemos quais são nossos pontos fortes e desafios.
Esse aprendizado pode ser feito por meio de testes, exercícios e vivências.
Escute com atenção!
Não é preciso fazer perguntas mirabolantes para conhecer bem o casal.
O mais importante é ter atenção para identificar nas palavras dos noivos as informações que representam a essência deles.
Deixe sua marca por onde passar! Atenda com gentileza e sinceridade.
5 - A importância de um roteiro da cerimônia
Depois de passar por todas as fases até o grande dia da celebração, você não pode botar tudo a perder por esquecimento ou falta de organização, não é mesmo?
Para isso, é primordial saber montar um roteiro completo que te ajude a se certificar de que todas as etapas do casamento serão cumpridas. Já pensou dar aquele “branco” na hora H?
Ao combinar essa estrutura com um texto do jeitinho que o casal sonha, o resultado é uma cerimônia marcante, com a duração certa e um impacto positivo em todas as pessoas que a presenciarem.
Lembre-se:
Os roteiros devem ser personalizados para cada casal, incluindo as etapas que eles desejam – se querem um ritual simbólico, a participação especial de uma pessoa querida ou a leitura de um texto com significado para eles.
Se você ainda não sabe calcular quanto tempo sua cerimônia dura, experimente se gravar falando/lendo, para ter uma referência e não criar algo longo ou curto demais.
Outra boa ideia é apresentar seu discurso de casamento para uma pessoa de confiança, para que ela ouça você e opine.
6 - Divulgar bem o meu trabalho
Antes de mais nada, para ter casamentos na sua agenda, é preciso contar para o mundo sobre o seu trabalho, divulgar aos seus contatos sobre sua nova atividade.
Para isso, você vai precisar montar uma estratégia de divulgação, principalmente usando as mídias digitais.
Primeiro, crie perfis profissionais nas principais redes sociais e, principalmente, mantenha esses canais atualizados e abertos para a interação com quem te procura. Muitos casais buscam profissionais diretamente por essas redes.
Monte e mantenha um portfólio completo e objetivo que te apresente para o mercado (e mesmo quem está começando pode usar estratégias para isso).
Esse material precisa apresentar a essência do seu trabalho, lembrando que o portfólio vai ganhando corpo à medida que você vá fazendo novas cerimônias.
Dessa forma, você consegue reunir novos depoimentos de casais e fotos que representam o seu trabalho.
A ideia aqui é destacar o seu trabalho de maneira profissional para quem te procura!
Você pode estar se perguntando: preciso mesmo fazer um curso de celebrante de casamento?
Perceba que celebrar casamentos é um processo que demanda o desenvolvimento de diversas habilidades e há muitas formas de buscar esse crescimento.
Todo celebrante tem o objetivo de criar cerimônias realmente inesquecíveis e cheias de afeto.
Essa base sólida de conhecimento vai sendo adquirida pelo celebrante durante a sua carreira e faz com que o seu trabalho seja realmente diferenciado.
Bons estudos e boas celebrações!
Jamila Maia
celebrante
Lidia Vas
celebrante
Você também pode gostar:
Quem pode ser celebrante de casamentos
O que é necessário para celebrar casamentos. Descubra as respostas que irão desbloquear a sua visão sobre celebrar casamentos
Onde buscar inspiração para criar suas celebrações? Baixe um e-book gratuito
Tenha acesso a uma coletânea de poemas e textos para inspirar suas cerimônias!
Já pensou em trabalhar com casamentos? Conheça 3 profissões de destaque
Conheça a diferença entre cerimonialista de casamentos, mestre de cerimônias e celebrante de casamentos.
Investir em um curso de celebrante de casamento é a dúvida de muitas pessoas que já identificaram na profissão de celebrante uma nova possibilidade de atuação ou até um propósito de vida.
Como você já deve saber, a arte de celebrar casamentos requer um preparo minucioso, e quanto mais conhecimento técnico você adquire antes das primeiras celebrações, mais rápido sua carreira se consolida e novos eventos surgem na sua agenda.
Se você está começando no mercado de celebrações e busca uma qualificação, existem alguns assuntos que não podem ficar de fora nessa formação.
Por isso, para ajudar você nessa tarefa, reunimos uma lista de itens essenciais para começar a celebrar com confiança e encantar as pessoas – já nas suas primeiras oportunidades.
Vamos lá?
Texto para celebrante de casamento: 5 técnicas para usar as palavras a seu favor
1 – Fazer um atendimento de qualidade
Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Na dúvida, caprichar no atendimento inicial pode fazer toda a diferença.
Saiba que o seu atendimento tem sim muito peso na decisão do casal ao escolher você para celebrar o casamento deles.
A gente sabe também que esse é o momento em que ocorrem muitas trocas especiais, quando surgem as afinidades e a simpatia com os noivos.
De qualquer forma, é fundamental saber montar um bom roteiro para apresentar muito bem quem você é, e aquilo que faz de maneira clara, profissional e afetuosa.
Ao receber uma mensagem de um cliente em potencial, certifique-se de saber quando e onde a cerimônia ocorrerá.
Sem isso, você não consegue saber se sua agenda está livre na data ou se haverá custos adicionais para a preparação do seu orçamento, como deslocamento e hospedagem.
Demonstre proatividade, mas também escute bastante para compreender os sonhos e anseios daquele casal – e saber se você tem o perfil certo para o que eles estão procurando.
2 – Passo a passo até fechar o primeiro contrato
Você já imagina que existe um longo caminho entre o primeiro contato com o casal e o seu trabalho efetivamente no altar, não é mesmo?
Essa trilha até a contratação do seu serviço envolve uma série de variáveis relacionadas a algumas de suas habilidades de marketing e organização.
Conhecer bem esse percurso traz mais confiança para você e mais tranquilidade para todas as partes. Itens essenciais que você precisa ter pleno domínio:
- Fazer um contato profissional com os noivos com o uso de ferramentas de comunicação mais eficientes como, por exemplo, o WhatsApp Business.
- Apresentar o preço do seu serviço com confiança, calculando-o de maneira que ele seja justo e satisfatório para você.
- Saber montar um contrato bem objetivo, com cláusulas relevantes que vão facilitar o seu trabalho.
3– Fazer entrevistas certeiras com os casais
As entrevistas dos casais estão entre as atividades mais importantes de um celebrante de casamentos.
É por meio delas que você vai reunir todos os elementos para contar uma boa história durante a cerimônia, com muito afeto.
Deu pra perceber o valor desse momento?
Então, encontrar a melhor maneira de colher essas informações é a chave para você celebrar casamentos cheios de emoção e verdade.
Por isso, um curso de celebrante de casamento precisa reunir as principais estratégias para que você tenha o melhor desempenho diante dos protagonistas do casamento:
- Quais perguntas não podem faltar em uma entrevista?
- Como lidar com um casal mais tímido ou calado?
- Faço entrevistas com o casal ou com os noivos separados?
- Qual deve ser o meu comportamento diante do casal: falo pouco ou falo muito?
- Qual a melhor maneira de registrar aquilo que os casais contam?
- Como selecionar efetivamente o que será utilizado para criar o texto da cerimônia?
Na Prática:
1 – Registre suas conversas com os casais por meio de anotações ou ainda de gravações (com a permissão deles).
2 – Crie questionários individuais para eles responderem com calma depois da conversa com vocês. Assim eles têm tempo de refletir sobre algumas perguntas mais profundas e contar coisas que não foram lembradas durante o bate-papo.
3 – Algumas sugestões de perguntas para o questionário individual:
- O que é casamento para você?
- Como seu/sua parceiro(a) mudou a sua vida?
- Como imagina o futuro de vocês?
4 - Criar textos afetivos e cerimônias autênticas
Cerimônias inesquecíveis são aquelas que ficam para sempre no coração dos casais e também das pessoas.
O caminho para a criação de textos únicos envolve um processo que inclui: criatividade, inspiração, escuta e sensibilidade – e você pode (e deve) aprimorar todas essas habilidades.
A gente concorda que pessoas podem ter diferentes perfis pessoais, mas os celebrantes que se destacam no mercado são aqueles que apresentam quatro qualidades fundamentais:
- conhecimento sobre aquilo que se faz.
- autenticidade em seu modo de se expressar.
- sensibilidade nas etapas da nossa atividade.
- envolvimento com todas as pessoas que fazem parte desse trajeto.
Na Prática:
Estude! Aprenda sobre celebração de casamentos, mas também sobre:
- cerimonial.
- leis ligadas ao casamento.
- empreendedorismo, comunicação e marketing.
Para ser um profissional de primeira qualidade é preciso ter familiaridade com toda a nossa cadeia de atividades, que vai muito além da cerimônia.
Aprenda sobre si mesmo!
A gente só consegue colocar a nossa cara no trabalho quando sabemos quais são nossos pontos fortes e desafios.
Esse aprendizado pode ser feito por meio de testes, exercícios e vivências.
Escute com atenção!
Não é preciso fazer perguntas mirabolantes para conhecer bem o casal.
O mais importante é ter atenção para identificar nas palavras dos noivos as informações que representam a essência deles.
Deixe sua marca por onde passar! Atenda com gentileza e sinceridade.
5 - A importância de um roteiro da cerimônia
Depois de passar por todas as fases até o grande dia da celebração, você não pode botar tudo a perder por esquecimento ou falta de organização, não é mesmo?
Para isso, é primordial saber montar um roteiro completo que te ajude a se certificar de que todas as etapas do casamento serão cumpridas. Já pensou dar aquele “branco” na hora H?
Ao combinar essa estrutura com um texto do jeitinho que o casal sonha, o resultado é uma cerimônia marcante, com a duração certa e um impacto positivo em todas as pessoas que a presenciarem.
Lembre-se:
Os roteiros devem ser personalizados para cada casal, incluindo as etapas que eles desejam – se querem um ritual simbólico, a participação especial de uma pessoa querida ou a leitura de um texto com significado para eles.
Se você ainda não sabe calcular quanto tempo sua cerimônia dura, experimente se gravar falando/lendo, para ter uma referência e não criar algo longo ou curto demais.
Outra boa ideia é apresentar seu discurso de casamento para uma pessoa de confiança, para que ela ouça você e opine.
6 - Divulgar bem o meu trabalho
Antes de mais nada, para ter casamentos na sua agenda, é preciso contar para o mundo sobre o seu trabalho, divulgar aos seus contatos sobre sua nova atividade.
Para isso, você vai precisar montar uma estratégia de divulgação, principalmente usando as mídias digitais.
Primeiro, crie perfis profissionais nas principais redes sociais e, principalmente, mantenha esses canais atualizados e abertos para a interação com quem te procura. Muitos casais buscam profissionais diretamente por essas redes.
Monte e mantenha um portfólio completo e objetivo que te apresente para o mercado (e mesmo quem está começando pode usar estratégias para isso).
Esse material precisa apresentar a essência do seu trabalho, lembrando que o portfólio vai ganhando corpo à medida que você vá fazendo novas cerimônias.
Dessa forma, você consegue reunir novos depoimentos de casais e fotos que representam o seu trabalho.
A ideia aqui é destacar o seu trabalho de maneira profissional para quem te procura!
Você pode estar se perguntando: preciso mesmo fazer um curso de celebrante de casamento?
Perceba que celebrar casamentos é um processo que demanda o desenvolvimento de diversas habilidades e há muitas formas de buscar esse crescimento.
Todo celebrante tem o objetivo de criar cerimônias realmente inesquecíveis e cheias de afeto.
Essa base sólida de conhecimento vai sendo adquirida pelo celebrante durante a sua carreira e faz com que o seu trabalho seja realmente diferenciado.
Bons estudos e boas celebrações!
Jamila Maia
celebrante
Lidia Vas
celebrante
Você também pode gostar:
Vai celebrar casamento de amigos ou familiares? Acesse checklist gratuito
Tenha acesso a um guia prático para organizar esse trabalho cheio de honra e responsabilidades.
O que faz um celebrante de casamento? 5 dúvidas principais sobre a profissão
Conheça os detalhes dessa carreira que ganha cada vez mais destaque no mercado de casamentos.
5 técnicas para escrever um texto para celebrante de casamento
Saiba como levar mais inspiração, organização e eficiência para uma das tarefas mais importantes na produção de uma celebração.